Ciências Sociais
O Curso de Ciências Sociais da UFSC forma Sociólogos, antropólogos e cientistas políticos, que são capazes não só de realizar pesquisas acadêmicas e produzir conhecimento sobre as relações sociais, mas também de atuar no mercado, realizando pesquisas e consultoria em empresas públicas e privadas.
O eixo principal da graduação é formado por disciplinas obrigatórias nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Mas já nas primeiras fases o aluno poderá se concentrar na área social desejada, ao cursar disciplinas específicas.
Também são pesquisados segmentos da sociedade como o sistema político, as políticas públicas, as instituições sociais e o sistema empresarial, além dos movimentos sociais e da diversidade sócio-cultural. Tais pesquisas são realizadas em locais especializados, como o Laboratório de Som e Imagens, onde também são produzidos vídeos didáticos utilizados pelos alunos para aprender e ensinar.
O curso de Ciências Sociais oferece duas habilitações: Bacharelado e Licenciatura. O Bacharelado forma o profissional voltado para a pesquisa, consultoria, assessoria, ou ainda para a gestão de políticas públicas ou privadas. O aluno deve desenvolver, no último semestre, um Trabalho de Conclusão de Curso e apresentá-lo sob forma de monografia. Já a Licenciatura é voltada para o magistério, habilitando o estudante a lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio. Para isso, o graduando cursa disciplinas de caráter didático-pedagógico, além de realizar estágio supervisionado em uma instituição de ensino.
Ciências Sociais em números |
|
Vagas: 90 (42 no primeiro semestre – diurno; 48 no segundo – noturno) Duração: |
Titulação dos professores: 23 doutores 4 mestres 1 especialista Telefone: |
http://cienciassociais.ufsc.br/ |