Matemática Licenciatura – Blumenau

O Curso de Licenciatura em Matemática da UFSC no Campus Blumenau, além de ofertar 100 vagas de entrada anual, deve assegurar aos seus alunos, a partir dos conhecimentos das áreas de Matemática e Educação, competências necessárias para sua atuação como professor de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Esta proposta tem especial atenção a três polos na formação do futuro professor: o conhecimento do conteúdo de cada disciplina oferecida na grade curricular escolhida de modo a fornecer elementos de matemática fundamentais; o conhecimento didático do conteúdo de cada disciplina de modo a orientar a sua prática em sala de aula; o conhecimento do currículo que envolve a organização do conteúdo, de metodologias de ensino, formas de avaliação, conhecimento de novos materiais.

Pretende-se um Curso de Licenciatura em Matemática que seja capaz de formar um Licenciado em Matemática com sólida formação matemática; sólida formação didático-pedagógica, no que se refere à formulação e interpretação de situações matemáticas e suas relações com outras áreas do conhecimento; competência para atuar na educação básica, percebendo a prática docente como um processo dinâmico e como agente de transformação social; competência para analisar, selecionar e produzir propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica; competência para desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade e a autonomia, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos.

O objetivo do Curso de Licenciatura em Matemática é formar professores de matemática para a educação básica, ou seja, para atuar de sexto ao nono anos do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio, conscientes de seu papel de educador e comprometidos com a difusão do saber matemático como formador no exercício da cidadania.

O perfil desejado é o de um profissional com sólida formação matemática e didático-pedagógica, criativo e autônomo, capaz de enfrentar e transformar a precária situação da educação no país. Para que o futuro professor possa adquirir estas habilidades, acreditamos que sua formação deverá estar apoiada num sólido tripé didático: o saber matemático, o saber didático e a relação teoria-prática. Este tripé deverá estar presente em todas as disciplinas e atividades do curso, em graus diferentes, mas possibilitando ao final um equilíbrio estável, segundo as Diretrizes Curriculares. Desejam-se as seguintes características para o Licenciado em Matemática: visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos; visão da contribuição que a  aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício da cidadania; visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

PERÍODO DE CONCLUSÃO: PRAZO MÍNIMO – 09 SEMESTRES

PRAZO MÁXIMO – 14 SEMESTRES

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 2.980 horas

Contatos: Secretaria da PROGRAD
Fone: +55 (48) 3721-9276
Fax: +55 (48) 3721-9987
prograd@contato.ufsc.br
e
Prof. Dr. IRLAN VON LINSINGEN
linsingen@emc.ufsc.br