Educação do Campo

A Licenciatura Plena em Educação do Campo, mesmo fazendo parte do ensino regular de graduação da UFSC; é um Curso “diferente” e voltado a um público bem específico. Por isso, antes de tudo, veja se você tem o perfil mais adequado para nele se inscrever. Embora o vestibular seja aberto a todos que concluíram o ensino médio, o curso é prioritariamente destinado a:
– educadores de escolas públicas de Educação Básica do campo em exercício atual ou em processo de inserção nas escolas de Ensino Fundamental ou Médio do campo; – jovens e adultos que concluíram o Ensino Médio e integrem ações educativas nas diversas organizações e Movimentos Sociais; – Pessoas que atuam como educadores ou coordenadores de escolarização básica de jovens e adultos (Ensino Fundamental ou Ensino Médio na modalidade EJA) em comunidades camponesas, que concluíram o Ensino Médio. – Pessoas que coordenam ou fazem o acompanhamento político-pedagógico dos cursos formais apoiados por programas governamentais que visam à superação das desvantagens educacionais em que vivem os povos do campo, tais como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e o Programa Saberes da Terra.
É fundamental que você tenha em conta que a Licenciatura em Educação do Campo foi estruturada e formatada para esse público. Assim, o Curso será desenvolvido de forma presencial, mas utilizando a Pedagogia da Alternância. Ou seja, estará organizado em “momentos” pedagógicos que interagem, chamados de “Tempo Escola” e “Tempo Comunidade”. O que se busca é um processo educativo uno, que articule a experiência de trabalho e de vida do estudante no seio da comunidade rural onde vive com a experiência de formação universitária propriamente dita.
A formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo se dará nas áreas de conhecimento Ciências da Natureza e Matemática; e Ciências Agrárias. Esse tipo de formação é uma novidade, presente em poucos cursos nacionais instituídos para a Educação do Campo. Destaque-se que é nessas duas áreas em que há nacionalmente carência de formação, principalmente no campo, mas também nas cidades. Desta forma, o Licenciado em Educação do Campo nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática; e Ciências Agrárias, título que receberá o formado, poderá atuar como professor nestas áreas do conhecimento, nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, seja no ensino regular, seja em escolas profissionalizantes agrícolas e similares, seja em outros espaços educativos (como Centros de Formação por Alternância, as Casas Familiares Rurais ou do Mar).
Por último, mas não menos importante, é fundamental que você saiba que a necessidade do estabelecimento de uma política de formação de professores identificada com as questões do campo é resultado de reivindicações dos movimentos sociais, do trabalho de docentes e de pesquisadores na área, e da vontade política de instituir uma Educação do Campo focada na realidade dos sujeitos que vivem no e do campo. E que, neste contexto, o Curso é apoiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação, através do ProCampo. Concretamente, isso significa que os estudantes vindos do interior terão apoio para a permanência em Florianópolis, nos períodos de “tempo escola”, ao longo do Curso.

 

Educação do Campo em números

Vagas: 60 alunos/ano (primeiro semestre de 2014)
Duração: 8 fases
Telefone: (48) 3721-9905
Site: www.licenciatura.educampo.ufsc.br/