Engenharia Mecânica
O engenheiro mecânico tem como principal desafio analisar, modelar e solucionar problemas nas áreas clássicas da Engenharia Mecânica, como processos de fabricação, automação e robótica, sistemas térmicos e sistemas mecânicos. Também atua de forma interdisciplinar em áreas de engenharia aeroespacial, automobilística, naval, oceânica, química, ambiental, metalúrgica, petrolífera e de materiais, entre outras. Entre as atividades mais comuns está o envolvimento em projetos de máquinas de transformação da matéria-prima em um produto, no desenvolvimento de máquinas, na solução de problemas com transporte de massa e energia, na pesquisa científica e na docência.
Para atingir este perfil profissional, o aluno começa estudando Física, Química, Matemática, Desenho e Informática. Na sequência, estuda conteúdos próprios da Mecânica como Termodinâmica, Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluidos, Materiais de Construção Mecânica, Elementos de Máquinas, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Aerodinâmica, Trocadores de Calor, Processos de Fabricação, Soldagem, Vibrações e Acústica, Robótica, Automação e Controle, Veículos, Bombas, Motores de Combustão Interna, Projeto de Produto, entre outros. A maior parte desses conteúdos são ministrados em disciplinas obrigatórias e os voltados para assuntos específicos são oferecidos como disciplinas optativas.
O curso ainda capacita o estudante para a convivência profissional com a informática, com a forte utilização do computador nos estudos e projetos. Há também outra possibilidade de enfoque nos estudos: a área de gerenciamento e administração da produção. Na nona ou na décima fases do curso, o aluno faz estágio em empresas da área, no Brasil ou no exterior, ou mesmo nos laboratórios da universidade. Em geral, o formando em Engenharia Mecânica da UFSC não encontra dificuldades para entrar no mercado de trabalho.
O volume e a qualidade das atividades em grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia Mecânica, que acolhe o curso de Graduação em Engenharia Mecânica, tem crescido muito nos últimos anos, com o aprofundamento da formação de seus professores e técnicos, com a aquisição de novos equipamentos e com a abertura de novas frentes de trabalho. Atualmente mais de 50% do alunos de mecânica atuam nestes e em outros grupos de pesquisa do Centro Tecnológico como bolsistas de iniciação científica ou tecnológica.
Em março de 2006 entrou em vigor um novo currículo do curso e atualizações constantes estão sendo feitas visando uma formação melhor e atual dos egressos ao mercado de trabalho.
Engenharia Mecânica em números |
|
Vagas: 110 anualmente (55 por semestre)Notas no Provão (ENADE): 2008 – A 2003 – A 2002 – A 2001 – A 2000 – A 1999 – A |
Duração: 10 fasesTitulação dos professores: 77 Doutores 9 Mestres Telefone: |
http://www.emc.ufsc.br/gradmecanica/ |