Pedagogia
EMail

O  Curso de Pedagogia da UFSC forma profissionais que, além de atuar no magistério, tanto na educação infantil quanto ensinando crianças e adolescentes nos anos iniciais, também participam na organização e na gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, tendo ainda o papel de produzir e difundir o conhecimento nas diversas áreas da educação.

O curso busca uma formação que contemple tanto a pesquisa como a prática pedagógica. A partir de 2009, o curso tem uma nova matriz curricular que reafirma  a docência como base da formação, ou seja, o foco é a formação de professores para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, integrando num único percurso formativo as bases necessárias à atuação nas demais atividades pedagógicas das unidades e sistemas de ensino. O projeto pedagógico do Curso se organiza em três eixos básicos: educação e infância, organização dos processos educativos e pesquisa. Assim, adequando-se às orientações das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia, nessa nova matriz curricular foram extintas as habilitações anteriormente oferecidas.

O percurso formativo contempla disciplinas de diferentes áreas, bem como a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consiste em pesquisa com tema referente à área educacional.

Na sua trajetória no curso, o estudante deve realizar dois estágios: o primeiro de docência na educação infantil, e o segundo nos anos iniciais do ensino fundamental. Estes podem ser feitos no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), no Colégio de Aplicação da UFSC (ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da Universidade) ou em escolas e instituições de educação infantil da rede municipal e estadual.

 

Pedagogia em números

Vagas: 
100 (50 por semestre)Duração: 
9 fases
Titulação dos professores:
39 doutores
3 mestres
2 especialistasTelefone: 
(48) 3721-9414

www.ced.ufsc.br/pedagogia

Facebook Twitter