Engenharia Sanitária e Ambiental
EMail

O Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC é considerado o melhor da América Latina. Nele, o estudante aprende a conservar a qualidade da água e do solo, a tratar dos problemas de esgotos doméstico e industrial, dos resíduos sólidos domésticos, industriais e hospitalares, da poluição atmosférica e a planejar os recursos hídricos.

O engenheiro sanitarista e ambiental também pode atuar na avaliação de impactos ambientais, na drenagem urbana e rural, no controle da qualidade e gestão ambiental, na coleta e no tratamento de efluentes líquidos e atmosféricos, entre outros setores.

Nos dois primeiros anos de curso são ministradas principalmente disciplinas básicas da engenharia, como Física, Cálculo, Geometria Descritiva, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Química Básica, e Matemática. A formação específica começa a partir da quarta fase, quando o aluno cursa matérias sobre Construção de Obras e Saneamento, Qualidade da Água, Tratamento e Distribuição de Água, Tratamento e Coleta de Esgoto Doméstico e Industrial, Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos, Controle de Poluição Atmosférica e Drenagem Urbana.

Também são oferecidos laboratórios para as aulas práticas, onde os alunos conhecem as diversas sub-áreas da profissão. Na última fase, o estudante precisa fazer um estágio fora da universidade.

O mercado de trabalho está em expansão, motivado pela conscientização da população para a importância da qualidade do meio ambiente e pelas normas internacionais que exigem de empresas exportadoras a preservação da natureza. Cerca de 70% dos alunos deste curso da UFSC conseguem emprego assim que se formam.

 

Engenharia Sanitária e Ambiental em números

Vagas: 
90 (45 por semestre)

Duração: 
10 fases

Titulação dos professores: 
17 Doutores
1 Mestre

Telefone: 
(48) 3721 9423

http://www.ens.ufsc.br/principal/graduacao.php

Facebook Twitter